Projeto NOSSO QUINTAL é inaugurado no Colégio ACM de Santa Inês

O Colégio ACM de Santa Inês oficializou, na segunda-feira (09/06/2014), o Projeto NOSSO QUINTAL, o qual, na prática, já vem sendo desenvolvido há algum tempo. Esse Projeto objetiva reaproveitar solos, espaços e materiais que, até então, estavam sem (ou com pouca) utilidade, para ações criativas, produtivas e ecologicamente corretas.
O Evento teve, em seu início, uma fala do Professor Marcos Paiva (Coordenação Pedagógica) sobre Meio Ambiente, chamando a atenção para a forma como nos comportamos diariamente nos diferentes ambientes e quais são as consequências dos nossos atos para o nosso planeta. Em seguida, o Professor Hérmeson Eloi (Direção Escolar) falou especificamente do Projeto Nosso Quintal, ressaltando a riqueza desse espaço para o trabalho em todas as disciplinas e como ele funcionará a partir de agora. Prosseguindo, a Professora Marla foi chamada para apresentar o Grupo de “Guias Mirins”, composto por alunos das 5ª séries A e B, os quais, por sua vez, ficaram com a incumbência de recepcionar os visitantes do “Nosso Quintal”, não apenas nesse primeiro momento, mas sempre. E essa recepção se deu, e se dará, de maneira artística, que dessa vez foi o recital de um Cordel.
Assim, Alunos e Professores foram conduzidos ao espaço “Nosso Quintal” e, ao chegarem, eram recebidos pela Professora Edna (Vice Direção) que explicava o Projeto e mostrava cada parte do espaço: pomar, horta, galinheiro, canteiro da aprendizagem, local de captação de água da chuva e depósito.  Ao caminhar, então, pelo Quintal, alunos e professores, deparavam-se, por entre os canteiros da horta, com o Grupo dos “Guias Mirins” que recitava um cordel falando sobre as ações desse rico Projeto.
Vale destacar que é um prazer muito grande para o Colégio ACM de Santa Inês desenvolver uma ação como essa, pois, além de ser um recurso (em todos os aspectos) para a Escola, é um desdobramento  de ações previstas nos Projetos vencedores da I Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola – realizada no ano passado – provando, assim, a seriedade e o compromisso da Escola em concretizar ideias colocadas por alunos e professores, e, também, o “Nosso Quintal” deseja sensibilizar toda a comunidade escolar e local, quanto ao reaproveitamento de espaços e materiais, de modo que façam dos seus quintais um lugar produtivo, rico e agradável.






0 comentários:

Postar um comentário