Santa Inês-BA

Aspectos sociais, econômicos, culturais e geográficos da nossa cidade.

Fazendo parte da comunidade, é fundamental que a Escola conheça o contexto social de sua vizinhança e da clientela a que serve. Conhecer a comunidade em que está inserida (e, portanto, sua clientela), suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção no ambiente social.
A cidade de Santa Inês, que tem aproximadamente 12.000 habitantes localizada na região do Vale do Jequiriçá, a estimada distância de 300 quilômetros da capital do estado (Salvador – Bahia ). Município criado com território desmembrado de Areia (atual Ubaíra), por Lei Estadual, de 22.07.1924, com a denominação de Santa Inês. A sede, formada distrito com o topônimo de Curato de Santa Inês, em 1893, foi elevada à condição de cidade por Lei Estadual, de 18.05.1927. Sua economia está baseada especificamente na pecuária e agricultura, destacando-se também como produtora de abacaxi e café. Conforme registro da JUCEB, possui 27 pequenas indústrias, 144º lugar na posição geral do Estado da Bahia e 229 estabelecimentos comerciais.
A cidade de Santa Inês, na sua estrutura urbana oferece esgotamento sanitário, água encanada em suas casas, assim como eletricidade; o atendimento médico é feito no hospital Maria Leandra e alguns postos de saúde distribuídos pela cidade, à área cultural é muito diversificada, porém, necessitando de maior incentivo e organização.
Quanto ao nível sócio-econômico pode-se dizer que a comunidade é formada em sua maioria pela classe baixa e média, uma vez que grande parte das pessoas são assalariadas e outras retiram o sustento das atividades da pecuária, agricultura, setor informal, bicos, mão de obra para a construção civil
( pedreiros, pintores, eletricistas, etc), e outros.A cidade possui escolas da rede municipal que oferecem a Educação Infantil, Fundamental I e II, as escolas da rede estadual oferecem o ensino Fundamental II e Ensino Médio, e uma unidade da rede federal que oferece cursos profissionalizantes e se prepara para oferecer curso superior ainda esse ano, assim, atendendo não somente aos alunos do município de Santa Inês, como de outros municípios vizinhos.

Nesse vídeo, um pouco da história.







Festa Da Padoreira Da Cidade
(Lavagem da Igreja)







Procissão Pelas Ruas da Cidade








Festa Da padroeira







Bloco de Rua Na festa da Padroeira
(Bloco Oi Nóis)










Santa Inês - Cultura - Fanfarra
FANMUSI - Fanfarra Musical de
Santa Inês - Bahia

A Fanmusi sem sombras de dúvidas é o orgulho da cidade de Santa Inês, com apenas dez anos de existência a Fanfarra é PENTA CAMPEÃ BAIANA, sendo seu último título conquistado no ano de 2009.


Confiram neste vídeo a entrada da FANMUSI na final do campeonato baiano 2009 realizada na cidade de Alagoinhas.