Lançamento do Livro Roseiral


Lançamento do Livro Roseiral
José Inácio Vieira de Melo

Colégio Acm 19.03.2010


O Colégio Antonio Carlos Magalhães foi palco para o lançamento do Livro do Poeta, José Inácio Vieira de Mello, intitulado Roseiral. Obra que inaugura um novo momento na poética do Cavaleiro de Fogo, é composto por 42 poemas inéditos divididos em cinco capítulos: “A idade da pedra”, “Roseiral”, “Odisseia”, “A calçada dos meus quinze anos” e “A casa dos meus quarenta anos”. Sem perder as características que lhe são peculiares, o poeta muda de tom e passa a ser mais incisivo na abordagem dos assuntos, não importando se eróticos ou familiares (“A calçada dos meus quinze anos”). O último capítulo, “A casa dos meus quarenta anos”, composto apenas por um poema homônimo de longo fôlego, é a ponte entre a produção anterior de JIVM e esse Roseiral ardente que traz o sugestivo subtítulo de “O mundo encarnado pela seiva das rosas escarlates”.
José Inácio Vieira de Melo (1968), alagoano radicado na Bahia, é poeta e jornalista. Coordenador e curador de vários eventos literários, como o Porto da Poesia, na VII Bienal do Livro da Bahia (2005) e a Praça de Cordel e Poesia, na 9ª Bienal do Livro da Bahia (2009), assim como os projetos A Voz do Poeta (2001) e Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), ambos em Salvador, e Travessia das Palavras (2009), em Jequié.


O evento teve uma excelente participação dos professores,funcionários, alunos e comunidade, os quais ficaram encantados. Para iniciar as atividades, houve uma exibição de voz e violão, feita pelos alunos Jehu Moura , Isabela e Luís Hernique, seguida de uma belíssima apresentação do Grupo Concriz, que fez o recital do livro Roseiral. O poeta, Luiz Inácio, falou sobre a sua obra, poesia contemporânea e declamou algumas poesias.


Ao finalizar , o diretor Hérmeson parabeniza aos artistas pela execelente apresentação, bem como agradece a Luiz Inácio por ter realizado o lançamento do seu livro no Colégio ACM e em especial, ao público pela atenção e participação no evento. Depois houve a sessão de autográfos.



CENÁRIO PRONTO PARA O EVENTO


O AUDITÓRIO FICOU PEQUENO PARA TANTA GENTE

UM SHOW DE RECITAL DO GRUPO CONCRIZ


FALAAAAAAA POETA


SESSÃO DE AUTÓGRAFOS



APRESENTAÇÃO DO EVENTO: PROFESSOR ERIVALDO SANTANA

PARTICIPAÇÃO DE AUTORIDADES DO MUNICÍPIO
( SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL )









PRESENÇA DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROFESSORA CARMINHA SENNA