Colégio ACM de Santa Inês realiza a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.


Colégio ACM de Santa Inês realiza a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Aconteceu hoje, dia 29 de Agosto, pela manhã, a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Colégio ACM de Santa Inês. A Conferência teve como tema Geral “Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” que se desdobrou em 04 subtemas: Água, Terra, Fogo e Ar.
A Conferência, que já vinha sendo organizada há algumas semanas, pela nossa escola teve a seguinte programação:
Fala de abertura sobre o que é uma Conferência;
Apresentação de Recital com os poemas “A natureza, Eco lógico e Terra Planeta Vida”;
Composição de mesa com representatividade de alunos, professores, direção e coordenação pedagógica;
Palestra com o professor Gileno do IF Baiano sobre Sustentabilidade;
Apresentação de dança com a Música - Terra Planeta Água de Guilherme Arantes;
Apresentações dos Projetos e votação dos projetos e delegados.
A equipe da Coordenação Pedagógica iniciou os trabalhos para Conferência formando primeiro a COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), logo após foi definido que tema seria discutido em cada série e por fim foram realizadas reuniões para elaboração dos projetos. Nesse trajeto os alunos tiveram experiências novas, diversas aprendizagens, além do grande envolvimento e empolgação para participar da Conferência.
Os projetos foram elaborados por alunos e orientados por professores, os quais se envolveram também, de maneira grandiosa e significativa.
Os alunos apresentaram os projetos de maneira clara e objetiva, usando a criatividade e mostrando o quanto ações simples podem fazer toda a diferença. Os projetos tiveram as seguintes propostas: Projeto 01. Ar – Arborização no entorno das salas de aula; Projeto 02. Terra – Ações na horta escolar, tais como: utilização de material reciclável para ornamentação e plantação de mudas, coleta seletiva e compostagem; Projeto 03. Fogo – Aquecimento de água através do calor gerado pela radiação solar para usar no preparo da merenda escolar e Projeto 04. Água – Aproveitamento da Água da Chuva para molhar a horta e utilizar na limpeza da Escola.
Assim a Conferência foi um momento de grande relevância para todos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e equipe gestora), pois proporcionou um espaço de participação ativa, onde os alunos puderam escolher um Projeto para ser executado na Escola e tornar de fato um ambiente escolar sustentável.











0 comentários:

Postar um comentário