Colégio ACM de Santa Inês Realiza a Jornada Pedagógica 2015

Aconteceu durante os dias 06 e 07 de março no Colégio ACM a primeira etapa da Jornada pedagógica 2015, ficando a segunda e última etapa para dia 21 de março. A Jornada teve como tema “Escola que ensina, Escola que aprende – Articulando avaliação e aprendizagem no Currículo”. Nesse primeiro momento, tivemos a oportunidade de receber palestrantes ilustres que realizaram espaços de muita aprendizagem, discussão, experiências e descontração.
A Jornada Pedagógica foi e será de extrema relevância para o desenvolvimento do nosso trabalho ao longo do ano letivo, uma vez que os palestrantes proporcionaram discussões sobre temáticas pertinentes para o sucesso da educação, além da socialização de ideias e sugestões de novas práticas. Com isso, saímos com a certeza de que o alter (outro) sempre terá contribuições positivas para crescermos, enquanto profissionais/intelectuais e seres humanos dotados de sentimentos e emoções, bem como, com a convicção de que é possível melhorar o processo educativo.
Pudemos contar com uma programação riquíssima que permitiu que diversos profissionais pudessem colaborar com a nossa Escola. Assim a Jornada Pedagógica está com a seguinte programação:

1º dia – sexta – 06/03
Vespertino
Acolhida – Momento cultural
Abertura – Apresentação da proposta
Boas vindas e reflexão sobre a importância da Jornada Pedagógica
Dinâmica – Troca de um segredo
Palestra – “Motivação no trabalho e relações interpessoais” – Psicólogo Sérgio Santana.

Noturno
Acolhida – Poema a cor que meu mundo traz
Momento reflexivo – “O que fiz enquanto professor em 2014 e o que farei em 2015”
Diagnóstico da Escola – Estudo, avaliação e apropriação dos dados – resultado das avaliações internas (índice de aprovação, reprovação e abandono) e avaliações externas (GESTAR, Prova Brasil e Avalie)

2º dia – sábado - 07/03
Matutino
Apresentação dos Projetos Estruturantes como parte integrante do Planejamento.
Palestra – Escola que ensina, Escola que aprende – Articulando avaliação e aprendizagem no currículo – Professor Leonardo Moraes
Vespertino
Acolhida – Momento cultural
Palestra – Planejamento e avaliação – Professora Maria do Carmo (Assessora Pedagógica da Editora FTD)

3º dia – sábado - 21/03
Matutino
Elaboração do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) – Marcos Paiva
Prática Pedagógica – Dramatização de uma aula por disciplina e série, a qual será avaliada pelos grupos, de modo a promover uma reflexão sobre como os professores estão ensinando.

Vespertino
Palestra – “Formação Integral do Indivíduo” – Profissional da FAIBRA (Faculdade Integrada do Brasil).







0 comentários:

Postar um comentário