Colégio ACM de Santa Inês realiza Encontro Pedagógico da III Unidade.

No último sábado dia 03 de outubro, a equipe gestora do Colégio ACM realizou mais um encontro pedagógico com os professores. Durante todo o dia, a programação esteve dinamizada da melhor maneira possível, pois foram usados vários espaços (salão de jogos, auditório, sala de aula, sala de projeção) a fim de proporcionar um encontro leve, agradável e que permitisse atender o objetivo. Assim, o diretor Hérmeson Eloi conduziu todo o encontro destacando alguns temas relevantes para enriquecimento do nosso trabalho, como também apontou caminhos possíveis de percorrer para alcançarmos êxito, os temas discutidos foram: a gestão da sala de aula; leitura como instrumento e princípio do trabalho do professor; o bom exemplo do professor como incentivo para o aluno; estímulos ao aluno; mentalidade fixa x mentalidade de crescimento. A proposta para trabalhar os temas supracitados, permitiu a participação de todos os professores, além da rica discussão desencadeada por eles. O diretor mostrou que é possível ter grandes realizações, quando acreditamos, quando fazemos diferente, quando encorajamos o outro e quando mudamos nossa mentalidade. O encontro foi regado de vídeos, leituras e discussões de textos que trouxeram importantes reflexões para o nosso trabalho profissional, como também para a vida. O diretor enfatizou que a leitura/estudo é imprescindível na vida do ser humano, pois só se produz bons textos, se fala bem, possui bons argumentos para criticar, se torna um ser pensante e se emancipa quem ler, “leitura é a base de tudo”, e não apenas a leitura física, mas também a leitura de mundo. E o professor independente de sua área de conhecimento deve ser leitor, pois como incentivaremos a leitura, se não exercemos essa prática? E nossa formação? Que requer um universo de leituras, visto que tantas são as necessidades/especificidades no ambiente escolar e precisamos está em constante mudança, sobretudo de mentalidade, e só “abriremos nossa mente”, se permitirmos viajar pelas diversas leituras que tanto nos ensina e faz enxergarmos as coisas de forma diferente. Por fim, de maneira bem acentuada foi discutido a mentalidade fixa e mentalidade de crescimento, colocada agora em nossa Instituição como filosofia: mudar paradigmas, enfrentando os desafios e acreditando que é possível fazer diferente sempre, basta queremos. “As habilidades de estudo são inertes até que sejam alimentadas por um ingrediente ativo”, explica Dweck. Os estudantes podem até saber estudar, mas não estudarão se acreditarem que seus esforços serão em vão. “Se você focar nessa crença, verá benefícios maiores do que você poderá esperar”.




0 comentários:

Postar um comentário