ALUNOS DO COLÉGIO ACM DE SANTA INÊS SÃO DESTAQUE NO SITE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – SEC BAHIA, POR DESENVOLVEREM APLICATIVO COMO FERRAMENTA PARA O “COMBATE” AO MOSQUITO AEGYPTI, TRANSMISSOR DA DENGUE, ZICA VÍRUS, CHI-KUN-GUNYA.



Os estudantes do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês, a 294 km de Salvador, criaram um aplicativo gratuito para celular e tablet sobre prevenção e combate ao aedes aegypti. O aplicativo também disponibiliza dicas sobre sintomas e tratamento de doenças como dengue, Zica e chi­kun­gunya, transmitidas pelo mosquito. Para baixar, basta acessar a loja de aplicativos Google Play para aparelhos com a plataforma Android, apontando o nome do aplicativo “Fora aedes aegypti” ou “Fora dengue Colégio ACM de Santa Inês”.

Segundo um dos idealizadores Ronaldo Santos, 23 anos, do 2º ano do ensino médio, embora a ferramenta esteja disponível no Go­ogle Play, existe a possibilidade de se estender a outros sistemas operacionais. “O nosso objetivo é permitir que as pessoas tenham acesso rápido a informações importantes sobre prevenção e sintomas com apenas alguns simples clicks no celular ou tablet. São dados que todo mundo deve saber para se proteger e alertar a outras pessoas”, disse Ronaldo Santos.

A ferramenta foi uma das novidades apresentadas na Feira de Ciências do Colégio, nesta quarta-feira (23), que contou com apresentação de vários projetos científicos. A prevenção e o combate ao mosquito aedes aegypti também tem motivado a realização de palestras, organizadas pelos professores de Biologia e estudantes de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que acompanham os alunos da disciplina.




1 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar a rapaziada que desenvolveu o sistema e me dispor a orientar o grupo para vôos maiores a partir da UNEB onde trabalho em Mestrados e Doutorados. Professores envolvidos serão muito bem vindos.

    Posso por o sistema para distribuição no meu site www.matta.pro.br.

    Parabéns

    ResponderExcluir