Nas tardes dos dias 22 e 23 de outubro, o Colégio ACM de Santa Inês realizou a culminância do Projeto “Leitura Ilumina a Vida”, de maneira descontraída, educativa e artística.
Esse Projeto, que já existe na Escola desde 2010, tem servido de referência para outras Escolas, inclusive a nível nacional, destacando que no dia 16 de outubro foi passado, no canal TV Escola, um vídeo produzido em 2012 em nossa Escola, a pedido do Ministério da Educação (MEC), mostrando o nosso Projeto de Leitura, bem como o de outra Escola do Acre/Rio Branco, ambas escolhidas por terem Projetos de Leitura identificados como experiência exitosa.
A cada ano, o Projeto recebe uma nova organização, mantendo o seu objetivo original que é, obviamente, sensibilizar os estudantes quanto ao gosto pela leitura, desenvolvendo, assim, a percepção de mundo, a capacidade de interpretação e de produção textual , através dos mais diversos tipos e gêneros textuais.
O Projeto “Leitura Ilumina a Vida” teve, este ano, o tema “O lugar onde vivo”, conciliando, desta forma, com a Olimpíada de Língua Portuguesa trabalhada na Escola, também com esse tema, e oportunizando, naturalmente, um conhecimento mais abrangente sobre a realidade local, descobrindo, inclusive, muitas informações, histórias e causos, desconhecidos, até então, pela maioria dos moradores.
Este ano, cada Professor ficou responsável por uma turma, orientando-a e conduzindo durante todo o processo de pesquisa, produção e apresentação.
Assim, cada turma apresentou um trabalho, das mais diversas formas: paródia, música, poema, cordel, jornal falado, vídeo, painel, cartaz, slides, dramatização, dentre outros, deixando claro o percurso trilhado durante o processo, e mantendo contato constante com o texto, que é o principal objetivo do Projeto.
“Propor-se ao desenvolvimento do Projeto de Leitura, nada mais é do que reconhecer que todo conhecimento advém, primeiro, da leitura de mundo, depois, da leitura da palavra, como diz Paulo Freire. E, não temos dúvidas, mais uma vez, o nosso Projeto contribuiu para um trabalho diferenciado com o texto, dentro de cada disciplina, contextualizando, assim, o conhecimento, e dando ao aluno uma oportunidade diferenciada de ler o mundo e ler a palavra, pontua a Professora Marla Cristina (Coordenação Pedagógica).
0 comentários:
Postar um comentário