Estudantes de Santa Inês ganham destaque nacional





Estudantes de Santa Inês ganham destaque nacional




Estudantes do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, no município  de  Santa Inês (303 km de Salvador), aprendem química de forma  descontraída. Integrando às comemorações do Ano Internacional da  Química, os professores da disciplina na unidade escolar lançaram um  desafio aos estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Trata-se da  Molécula da Semana, projeto que tem o objetivo de mostrar como a química  faz parte do cotidiano de cada um. A atividade ganhou destaque  nacional, por meio do portal da Sociedade Brasileira de Química.
No dia do naftaleno, por exemplo, além de confeccionar o formato da  molécula, usando bolinhas de isopor e palitos de churrasquinho, os  estudantes ainda levaram para a sala de aula bolinhas de naftalina para  exemplicar um produto do dia a dia que contém a molécula estudada. Entre  outros produtos, já levaram café para a sala de aula, no dia da  cafeína, e sal de cozinha, no dia do cloreto de sódio. Até o final do  ano, serão trabalhados 36 diferentes moléculas no colégio. O projeto é  comandado pelos professores José Alfredo Santos Souza, Luzineide Silva e  Lourival Tal.
“Por ser uma ciência abastrata, a química não costuma despertar o  interesse dos alunos. Quando a gente muda a metodologia de ensino, os  estudantes ficam mais curiosos e têm mais interesse no assunto. Exemplo  disso, é que a participação deles hoje nas aulas é bem maior”, informa o  professor José Alfredo, que trabalha há dois anos na unidade escolar.
Estudante do 3º ano, Géssica Luana Almeida, 18 anos, confessa que não  compreendia a química e, portanto, não gostava da matéria, até ser  aluna do professor Alfredo. “Ele conseguiu envolver as turmas com a  disciplina de uma forma muito prazerosa, despertando a nossa curiosidade  e tornando tudo mais fácil de se aprender. Hoje, gosto muito de estudar  química”. Quem também aprova a iniciativa é Taíse dos Santos Dias, 16  anos, do 2º ano. “Estou achando esse projeto muito legal. Passei a  gostar de química porque, agora, estou aprendendo muito nas aulas”, diz a  estudante, orgulhosa de ter estudado, na prática, a molécula do cloreto  de lítio.
Essa não é a primeira vez que o professor José Alfredo inova para  tornar o aprendizado mais prazeroso em sala de aula. Ano passado, a  experiência foi com a tabela periódica. “Também levamos os elementos da  tabela para o dia a dia. Os alunos reproduziram os elementos em uma tela  de pintura e fizemos uma exposição com eles”.
O professor José Alfredo explica que é preciso estar inovando sempre  para despertar nos estudantes a vontade de aprender. “É como diz aquele  ditado, `quem não tem cão caça com gato`. Gosto muito do que faço e  quando a gente faz o que gosta, se dedica e se dá de corpo e alma”,  acrescenta.
Outras ações – Integrando as atividades em  comemoração ao Ano Internacional da Química, muitas outras ações vêm  sendo realizadas nas escolas da rede estadual com o apoio da Secretaria  da Educação do Estado da Bahia. Estudantes do Colégio Estadual de  Aplicação Anísio Teixeira, por exemplo, recolheram amostras de água no  Dique do Tororó e no Forte São Marcelo para avaliar o pH da substância.  Os resultados serão enviados para o Banco de Dados do Experimento  Global.
Há, também, o Projeto de Uso Racional da Água e Energia nas Escolas,  que é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação e o  TECLIM/UFBA. O projeto promove um espaço para o diálogo e melhoria no  gerenciamento deste recurso, na perspectiva de incorporar valores  voltados ao exercício da cidadania no trato com a água e energia,  incentivando o consumo sustentável e a eficiência no uso dos recursos  públicos, nas dimensões ambiental e econômica do segmento social.
Como foi instituído - O Ano Internacional da Química  foi aprovado e proclamado na 63ª sessão da Assembleia Geral da  Organização das Nações Unidas (ONU). Coube à Organização das Nações  Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e à União  Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) a coordenação das  atividades mundiais. O objetivo é a celebração das grandes descobertas e  dos últimos avanços científicos e tecnológicos da química.




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