O Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, situada à Rua Alto da Bela Vista, s/n, Centro - Santa Inês/BA, é mantida pelo Governo do Estado da Bahia, pertencendo assim ao Sistema Estadual de Educação, fundamentada na constituição vigente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, e outros dispositivos legais, respeitadas as diretrizes regimentais aqui estabelecidas. Foi fundado em 12 de março de 1975 e inaugurado em 29 de março de 1976, autorizado a funcionar pelo Decreto de criação n° 24.677, Diário Oficial de 12/03/1975 tendo como sua primeira diretora geral a Sra. Vanilda Íris Lacerda Ramos. De acordo com a Portaria n° 20.98, Diário Oficial de 12/02/1982, Resolução C.E.E. 1202/83 parecer 125/83 de 21/03/1983 foi criado o Ensino Médio nesta Unidade Escolar com as habilitações do de 1° grau de 1a à 4a séries, em magistério e assistente de administração.
O Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, possui uma área total de 10.106m2 de área livre. Em 1986 sofreu sua primeira ampliação com a construção de mais quatro salas de aulas.
A partir de 1995, deixou de ofertar as classes iniciais de Ensino Fundamental de 1a a 4a séries e em 1997 a habilitação assistente de administração, passando a oferecer o curso de formação geral.
Em 21 de agosto de 1997, foi criado o órgão de Colegiado Escolar, composto pêlos seguintes segmentos: pais, alunos, professores, funcionários e direção que tem a função consultiva e fiscalizadora nas questões técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras da UEE, resguardando os princípios constitucionais, as normas legais emanadas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação e do Desporto e as diretrizes da Secretaria Estadual da Educação.
Com a descentralização financeira proporcionada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, surgiram o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PDE (Plano de Desenvolvimento de Escola) e o Caixa Escolar, PENAE, destinados à merenda escolar, manutenção e adequações da estrutura física da escola.
No ano de 2002 a escola sofreu sua segunda ampliação com o acréscimo de mais quatro salas de aula e dois banheiros visando a atender a grande demanda de alunos.
Em maio de 2003, atendendo às exigências da Secretaria de Educação do Estado foi instituído o Projeto Político Pedagógico desta unidade escolar elaborado sob a orientação do Centro de Consultoria Ensino e Gestão Santos Ltda., junto aos professores, funcionários e direção.
O Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, possui uma área total de 10.106m2 de área livre. Em 1986 sofreu sua primeira ampliação com a construção de mais quatro salas de aulas.
A partir de 1995, deixou de ofertar as classes iniciais de Ensino Fundamental de 1a a 4a séries e em 1997 a habilitação assistente de administração, passando a oferecer o curso de formação geral.
Em 21 de agosto de 1997, foi criado o órgão de Colegiado Escolar, composto pêlos seguintes segmentos: pais, alunos, professores, funcionários e direção que tem a função consultiva e fiscalizadora nas questões técnico-pedagógicas e administrativo-financeiras da UEE, resguardando os princípios constitucionais, as normas legais emanadas pelos Conselhos Nacional e Estadual de Educação e do Desporto e as diretrizes da Secretaria Estadual da Educação.
Com a descentralização financeira proporcionada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, surgiram o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PDE (Plano de Desenvolvimento de Escola) e o Caixa Escolar, PENAE, destinados à merenda escolar, manutenção e adequações da estrutura física da escola.
No ano de 2002 a escola sofreu sua segunda ampliação com o acréscimo de mais quatro salas de aula e dois banheiros visando a atender a grande demanda de alunos.
Em maio de 2003, atendendo às exigências da Secretaria de Educação do Estado foi instituído o Projeto Político Pedagógico desta unidade escolar elaborado sob a orientação do Centro de Consultoria Ensino e Gestão Santos Ltda., junto aos professores, funcionários e direção.
Aqui começa nossa administração
A partir de julho de 2007,
administrando os recursos próprios, reformas e modificações foram realizadas em nossa unidade escolar: reforma e ampliação do laboratório de informática, com reestruturação de toda rede elétrica e rede lógica do laboratório, recuperação dos computadores já existentes e aumento de 100% da quantidade de maquinas, hoje temos um laboratório totalmente moderno.
O sistema elétrico da escola foi totalmente reformado, com substituição de fios e cabos, e substituímos todas as lâmpadas tornando um sistema mais moderno e resolvendo os vários problemas que tínhamos nessa área.
Também foi feita reestruturação do sistema de esgotamento sanitário, com limpeza em geral, troca de tubulações, construção e ampliação de caixas de retenção. Foi resolvido o problema do sistema de abastecimento de água, assim, foram comprados novos tanques, implantadas novas encanações e adquirido um bebedouro de grande proporção, aposentando os velhos filtros de barro. Todas as salas de aula e os sanitários foram forradas com forro de PVC, reformou-se todas as janelas e vidraças, instalamos novos ventiladores, implementamos toldos em todas as janelas do pavilhão 02 para amenizar a incidência do sol, a sala dos docentes foi reformada e modernizada, inclusive com instalação de computadores ligados a rede e ar condicionado. Os sanitários dos alunos que eram usados como depósitos foram reestruturados e reabertos, e posteriormente foram totalmente reconstruídos, ampliados e modernizados. Construção da praça Maria Docarmo Sena, reforma de piso em algumas salas e em grande parte do rodapé na área interna, pintura e higienização de toda unidade escolar, limpeza constante da área externa, reforma e pintura do muro que cerca a unidade escolar, revitalização de jardins,
construção de um grande deposito, com uma ampla área coberta, onde nos proporciona armazenamos todos os matérias inservíveis e outros que necessitam de recuperação.
Houve reorganização, informatização e ampliação do acervo da biblioteca, instalação de ramais telefônicos em diversos setores da unidade escolar, reforma do sistema de alarmes e sistema de monitoramento com câmeras, instalação de câmera externa e porteiro eletrônico, implantação de diversos painéis ilustrativos, revitalização do palco do auditório, reformulação do sistema da merenda escolar, pois uma das prioridades da escola é oferecer merenda a todos.
Construção de uma nova entrada com uma fachada bonita e imponente para a escola, portando rampas que facilitam a acessibilidade, implantação de um projeto paisagístico totalmente moderno, voltado para o melhoramento da área externa do prédio escolar, construção de pequenas lanchonetes para vendedores cadastrados comercializarem produtos de produção domiciliar, construção de uma guarita apropriada com sistema de câmeras, recepção, e contato telefônico, foram implementados estacionamentos para carros, motocicletas e bicicletas, com pavimentação de espurgo asfaltico, reforma e ampliação de canaletas em torno do prédio e nas áreas de jardins, substituição das bicas, pavimentação de passeios com piso anti-derrapente em toda área de jardins e praças, adequação de toda unidade escolar voltadas para acessibilidade, construção da praça da secretaria, construção da praça da leitura que nesse ano de 2010 tem o nome de uma aluna ( RAQUEL VITÓRIA DA ROCHA PAULO ) que se destacou nos projetos referentes a área de leitura, interpretação e produção de texto no ano anterior e assim será nos anos vindouros, construção de um grande salão de
jogos, preparado especialmente com um tatame, para a realização de projetos com aulas de capoeira, judô, karatê, dança, música, etc. Espaço climatizado propicio não só para aulas de educação física, como aulas de disciplinas diversas e realização de projetos. Reconstrução total, da cozinha
com aquisição de novo frizer, bebedouro, liquidificador industrial, fogão industrial com forno específico, forno micro-ondas, etc, tornando-a mais higiênica e propícia para realização dos trabalhos, reformamos totalmente a sala de projeção, também adquirimos novos aparelhos para melhor servir nossos alunos, foram reformadas 343, adquiridas 265 carteiras universitárias, e 40 cadeiras de madeira, aquisição de duas novas maquinas de xerox, instalação de vários refletores de grande proporção tornando a área interna e externa melhor iluminada, reformulação do sistema de mecanografia, aquisição de mobiliário para a secretaria.
Para dinamizar, atualizar e melhorar os aspectos pedagógicos e administrativos da escola buscou-se na semana pedagógica e nos cursos de capacitação, discutir assuntos, tais como; inclusão, sistema de avaliação, leitura, relações interpessoais, humanização do espaço escolar, etc. Além disso, foi reestruturado o sistema de trabalho das cadernetas de freqüência e de rendimento quantitativo, modernização do boletim escolar, implantação do conselho de classe com elaboração de relatórios e acompanhamento através de um banco de dados, realização de plantão escolar e oficinas com os pais, incentivo a participação individual dos pais junto a escola, reformulação do regimento escolar, elaboração do projeto político pedagógico com vista a constantes ampliações no decorrer dos anos letivos, melhoria no funcionamento da secretaria escolar, viabilização de históricos etc, implantação da carteira da merenda escolar, melhorias no fornecimento de materiais pedagógicos, realização de atividades culturais, como, dia das mães, são João do ACM, dia da consciência negra, acm fashion que é um projeto grande com três dias de eventos envolvendo atividades culturais, esportivas, etc, realização da feira de ciências, informática e tecnologia, festival de poesias, cinema na escola, participação no projeto prosas e versos realizado na cidade de Maracás, excursão para aula de campo com alunos do ensino médio para o recôncavo baiano, lançamento do Livro Roseiral do poeta José Inácio Vieira de Melo, incentivo a formação do grupo de teatro do ACM, projetos em comemoração a datas cívicas, entre outros.
Mudança em geral do funcionamento administrativo adotando uma política de gestão participativa, democrática e humanística. Vale destacar, que a grande obra tem sido cuidar das pessoas, pois o prioritário em nosso ambiente escolar é o bom relacionamento entre todos e todas. Também em benefício a área pedagógica, foi implantado a articulação de área e através de parcerias conseguimos implantar um trabalho de coordenação pedagógica que tanto tem beneficiado a unidades escolar, junto isso, fizemos varias aquisições de matérias pedagógicos para o beneficiamento de todas as disciplinas. Compramos mais três data show e montamos dois quites multimídias com carrinhos,
micro computadores, data show, e um sistema de som amplificado, esses carrinho permitem que os professores possam utilizar o quite em qualquer sala ou espaço da unidade escolar, adquirimos também diversos reagentes para as aulas de química e ciências, lâminas para o enriquecimento das aulas de ciências e biologia, compramos novos mapas para as área de geografia e história, adquirimos diversos vídeos para ajudar na capacitação dos professores e outros exemplares para a utilização em sala de aula, compramos um epíscopo, material dourado, caixa de moléculas, adquirimos vários materiais para a área de educação física: duas mesas para tênis de mesa com redes, raquetes
administrando os recursos próprios, reformas e modificações foram realizadas em nossa unidade escolar: reforma e ampliação do laboratório de informática, com reestruturação de toda rede elétrica e rede lógica do laboratório, recuperação dos computadores já existentes e aumento de 100% da quantidade de maquinas, hoje temos um laboratório totalmente moderno.
O sistema elétrico da escola foi totalmente reformado, com substituição de fios e cabos, e substituímos todas as lâmpadas tornando um sistema mais moderno e resolvendo os vários problemas que tínhamos nessa área.
Também foi feita reestruturação do sistema de esgotamento sanitário, com limpeza em geral, troca de tubulações, construção e ampliação de caixas de retenção. Foi resolvido o problema do sistema de abastecimento de água, assim, foram comprados novos tanques, implantadas novas encanações e adquirido um bebedouro de grande proporção, aposentando os velhos filtros de barro. Todas as salas de aula e os sanitários foram forradas com forro de PVC, reformou-se todas as janelas e vidraças, instalamos novos ventiladores, implementamos toldos em todas as janelas do pavilhão 02 para amenizar a incidência do sol, a sala dos docentes foi reformada e modernizada, inclusive com instalação de computadores ligados a rede e ar condicionado. Os sanitários dos alunos que eram usados como depósitos foram reestruturados e reabertos, e posteriormente foram totalmente reconstruídos, ampliados e modernizados. Construção da praça Maria Docarmo Sena, reforma de piso em algumas salas e em grande parte do rodapé na área interna, pintura e higienização de toda unidade escolar, limpeza constante da área externa, reforma e pintura do muro que cerca a unidade escolar, revitalização de jardins,
construção de um grande deposito, com uma ampla área coberta, onde nos proporciona armazenamos todos os matérias inservíveis e outros que necessitam de recuperação.
Houve reorganização, informatização e ampliação do acervo da biblioteca, instalação de ramais telefônicos em diversos setores da unidade escolar, reforma do sistema de alarmes e sistema de monitoramento com câmeras, instalação de câmera externa e porteiro eletrônico, implantação de diversos painéis ilustrativos, revitalização do palco do auditório, reformulação do sistema da merenda escolar, pois uma das prioridades da escola é oferecer merenda a todos.
Construção de uma nova entrada com uma fachada bonita e imponente para a escola, portando rampas que facilitam a acessibilidade, implantação de um projeto paisagístico totalmente moderno, voltado para o melhoramento da área externa do prédio escolar, construção de pequenas lanchonetes para vendedores cadastrados comercializarem produtos de produção domiciliar, construção de uma guarita apropriada com sistema de câmeras, recepção, e contato telefônico, foram implementados estacionamentos para carros, motocicletas e bicicletas, com pavimentação de espurgo asfaltico, reforma e ampliação de canaletas em torno do prédio e nas áreas de jardins, substituição das bicas, pavimentação de passeios com piso anti-derrapente em toda área de jardins e praças, adequação de toda unidade escolar voltadas para acessibilidade, construção da praça da secretaria, construção da praça da leitura que nesse ano de 2010 tem o nome de uma aluna ( RAQUEL VITÓRIA DA ROCHA PAULO ) que se destacou nos projetos referentes a área de leitura, interpretação e produção de texto no ano anterior e assim será nos anos vindouros, construção de um grande salão de
jogos, preparado especialmente com um tatame, para a realização de projetos com aulas de capoeira, judô, karatê, dança, música, etc. Espaço climatizado propicio não só para aulas de educação física, como aulas de disciplinas diversas e realização de projetos. Reconstrução total, da cozinha
com aquisição de novo frizer, bebedouro, liquidificador industrial, fogão industrial com forno específico, forno micro-ondas, etc, tornando-a mais higiênica e propícia para realização dos trabalhos, reformamos totalmente a sala de projeção, também adquirimos novos aparelhos para melhor servir nossos alunos, foram reformadas 343, adquiridas 265 carteiras universitárias, e 40 cadeiras de madeira, aquisição de duas novas maquinas de xerox, instalação de vários refletores de grande proporção tornando a área interna e externa melhor iluminada, reformulação do sistema de mecanografia, aquisição de mobiliário para a secretaria.
Para dinamizar, atualizar e melhorar os aspectos pedagógicos e administrativos da escola buscou-se na semana pedagógica e nos cursos de capacitação, discutir assuntos, tais como; inclusão, sistema de avaliação, leitura, relações interpessoais, humanização do espaço escolar, etc. Além disso, foi reestruturado o sistema de trabalho das cadernetas de freqüência e de rendimento quantitativo, modernização do boletim escolar, implantação do conselho de classe com elaboração de relatórios e acompanhamento através de um banco de dados, realização de plantão escolar e oficinas com os pais, incentivo a participação individual dos pais junto a escola, reformulação do regimento escolar, elaboração do projeto político pedagógico com vista a constantes ampliações no decorrer dos anos letivos, melhoria no funcionamento da secretaria escolar, viabilização de históricos etc, implantação da carteira da merenda escolar, melhorias no fornecimento de materiais pedagógicos, realização de atividades culturais, como, dia das mães, são João do ACM, dia da consciência negra, acm fashion que é um projeto grande com três dias de eventos envolvendo atividades culturais, esportivas, etc, realização da feira de ciências, informática e tecnologia, festival de poesias, cinema na escola, participação no projeto prosas e versos realizado na cidade de Maracás, excursão para aula de campo com alunos do ensino médio para o recôncavo baiano, lançamento do Livro Roseiral do poeta José Inácio Vieira de Melo, incentivo a formação do grupo de teatro do ACM, projetos em comemoração a datas cívicas, entre outros.
Mudança em geral do funcionamento administrativo adotando uma política de gestão participativa, democrática e humanística. Vale destacar, que a grande obra tem sido cuidar das pessoas, pois o prioritário em nosso ambiente escolar é o bom relacionamento entre todos e todas. Também em benefício a área pedagógica, foi implantado a articulação de área e através de parcerias conseguimos implantar um trabalho de coordenação pedagógica que tanto tem beneficiado a unidades escolar, junto isso, fizemos varias aquisições de matérias pedagógicos para o beneficiamento de todas as disciplinas. Compramos mais três data show e montamos dois quites multimídias com carrinhos,
micro computadores, data show, e um sistema de som amplificado, esses carrinho permitem que os professores possam utilizar o quite em qualquer sala ou espaço da unidade escolar, adquirimos também diversos reagentes para as aulas de química e ciências, lâminas para o enriquecimento das aulas de ciências e biologia, compramos novos mapas para as área de geografia e história, adquirimos diversos vídeos para ajudar na capacitação dos professores e outros exemplares para a utilização em sala de aula, compramos um epíscopo, material dourado, caixa de moléculas, adquirimos vários materiais para a área de educação física: duas mesas para tênis de mesa com redes, raquetes
e bolas, uma mesa de pimbolin, várias petecas, rede especifica para petecas, baralhos, dominós, damas, frescobol, cordas, redes de futsal, de vôlei, bolas de basquete, futsal, vôlei, futebol de campo, randbol, boleado, adquirimos uma coleção barsa digital, temos realizado durante esses dois anos varias capacitações com os nosso professores, pois pensando no melhoramento intelectual dos nossos alunos devemos também estar pensando no investimento em nossos profissionais.
a